Ser Poeta é muito mais do que simplesmente escrever poesia. Para mim, deixo claro.
Ser Poeta, muito mais do que escrever poesia, é viver poesia.
Sabem, não tenho nenhuma pretensão de ser grande aos olhos de outrem, mas pretendo ser grande. Grandemente insignificante, insignificantemente único.
Não vi muitos invernos, até porque, oriundo e residente do brasil, é difícil, ainda mais nos últimos tempos, saber quando é o inverno, e mesmo que não fosse, tenho sérias dúvidas sobre minha capacidade de me lembrar de cada um especificamente, mas este não é o ponto; o fato é que não tenho o menor direito à pretensão de dizer que sei ou compreendo alguma coisa, mas digo que sei e que compreendo mais da metade das coisas a metade do que gostaria, coisas essas que muitos dos que me rodeiam compreendem menos da metade do que penso que seria bom, porém, sei bem menos da metade das coisas que estas sabem e compreendo menos ainda, mas sei que sei e que compreendo coisas muito importantes de outro ponto de vista, e penso que isso me torna alguém, me torna Eu.
Hoje, percebo que algo crucial que faz de mim, Eu, é a compreensão de que cada ser humano é único, e das várias implicações advindas disso, e a ciência da insignificância e grandeza potencial de tudo que é único. Mas antes de mais nada, Eu não seria Eu se não fosse Poeta.
Quanto mais se compreende, mais se sabe que não se sabe de nada e se compreende menos ainda. Eis que descobrimos nossa insignificância, nosso caminho para a grandeza que consiste em ser nós mesmos até o último cromossomo.
No final das contas, se você pensa, e pensa bem, percebe que o objetivo não é a felicidade, não é a paz, e muito menos a eternidade. No final das contas, se você pensa, e pensa bem, percebe que o objetivo é ser uma história, uma história que você gostaria de ouvir, uma história que você gostaria de contar, uma história que você gostaria de viver, porém, toda história tem um final, e quanto mais rápido você perceber que sua única certeza é que sua história vai ter um fim, compreender e aceitar isso, melhor sua história vai ser, e quando terminar, você estará satisfeito com a historia que escreveu, contou e ouviu de si mesmo. No meu caso, um Poema.
Se você estiver escrevendo sua história e perceber que ela está ruim, pense nisso: pelo menos você não é um Poeta.
Escrever sua história, nada mais é do que viver egoisticamente, ser honesto consigo mesmo, viver da sua forma dentro da sua esfera, o que pode ser positivo ou negativo, principalmente para as outras pessoas que a habitam. Escrever sua história nada mais é do que fazer suas escolhas do jeito que você faria e encarar as consequências do jeito que você faria. Poetas sempre fazem do jeito mais difícil. Na verdade, não sei disso, mas eu geralmente faço.
Sei que é complicado de compreender, mas a partir do momento que se entende uma coisa, todas as outras vêm na sequência como dominós, e espero que se você compreender, que seja como eu. Não quero que seja poeta, aliás, se puder, evite, mas se descobrir como ser você, não hesite.
"Eu descobri a algum tempo que ando descobrindo muitas coisas, principalmente na hora de escrever, e percebi que quanto mais descubro coisas, mais complicado e confusos se tornam os meus textos..."
ResponderExcluirNunca deixe de escrever.